Quando usar fentanil na intubação de sequência rápida?

O fentanil faz parte do pré-tratamento do paciente antes da infusão do sedativo e do relaxante muscular. Mas quando devemos usa-lo?

A via aérea é extremamente enervada pelo sistema simpático. A manipulação desta área, com a passagem do tubo, pode desencadear uma resposta adrenérgica excessiva e fazer com que o paciente curse com hipertensão grave.

É para evitar isso que usamos o fentanil. Mas perceba, o sedativo e o relaxante muscular podem, a depender da droga que você escolha, causar hipotensão, então esta resposta adrenergica pode inclusive ajudar, já que a hipotensão é extremamente deletéria para o paciente.

Então, reserve o fentanil para pacientes onde a hipertensão também deve ser evitada. De maneira geral, são os pacientes com patologias cardiovasculares como infarto, síndrome aórtica aguda e etc, que já se apresentam hipertensos e o aumento dessa pressão pode piorar muito o quadro.

Dica: uma mudança recente desestimulou o uso da lidocaína. Então, se o paciente tem indicação de fentanil, use-o. Caso contrario, use apenas o sedativo e relaxante muscular.

Evite usar fentanil em situações que fogem a este espectro. Usar vai aumentar a quantidade de efeitos indesejados e podem aumentar a mortalidade. Um exemplo clássico é na sepse, onde o fentanil aumenta muito a mortalidade.


Leave a Reply

Your email address will not be published.